terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Coisas que eu quero ensinar para minha filha.


Assim. Se um dia eu for mãe uma menina:
Quero ensinar que por mais linda que ela seja (e eu vou lembrar ela disso todos os dias), o importante é a sua essência. Porque aparência muda e passa, mas o que você é por dentro não vai mudar e tem muito mais valor do que o lado de fora.

Quero ensinar que não importa o que ela faça, meu amor vai ser sempre o mesmo e que em primeiro lugar eu serei sua mãe, depois amiga, e vou precisar dizer a verdade, doa o quanto doer. Porque eu prefiro que ela sinta umas "pancadas" de realidade e de amor através de mim, do que levar um surra da vida (que aliás,  bate sem ter dó).

Quero ensinar que o valor dela não está na opinião e nos olhos dos outros, mas nos olhos dela mesma. Quero ensinar a importância dela ser consciente sobre o valor que ela tem e o fato dela não precisar se moldar aos outros e nem se submeter a coisas que não queira para se sentir parte de algo. Quero ensinar que ela faz parte de algo bem maior, porque Aquele que a formou tem um propósito lindo e a ama mais do que tudo.

Quero ensinar ela a ser forte e determinada, a saber quem é, saber seus sonhos e planos e seguí-los, mesmo quando eu der uma amarelada e achar absurdo demais... Ou ter medo que ela vá pra longe de mim. Quero que ela siga o caminho que lhe dê paz e traga alegria a sua vida.

Quero ensinar que tudo bem ela ter suas lembranças, diários e recordações e que ela não precisa se livrar disso. Se um dia eu ou qualquer outra pessoa chamar de lixo, vou ensinar que ela não deve dar importância. A gente compra um baú, um armário maior com mais gavetas. Suas recordações são lembranças materializadas do caminho que ela percorreu e que fez dela o que ela é.

Quero ensinar que ela não precisa ter medo de crescer, florescer, assumir responsabilidades e seguir adiante não importa quantos tombos leve. A vida é assim e ela nunca estará sozinha em nenhum momento.

Quero que ela se sinta amada, querida mesmo que alguém a trate de modo contrário, e que caso ela tenha que atravessar um deserto à pé, eu quero que ela entenda que isso vai deixar ela mais forte, madura e preparada pra ajudar outros que passaram pelos mesmos infortúnios. Sim, eu quero que a vida dela ajude outras vidas.

Acho que teria tantas outras coisas que eu queria ensinar. Mas aí já faz parte de um sonho meu. Se você é menina, jovem, mulher, senhora... O que gostaria que sua filha aprendesse?

Beijos e até a próxima.

Lygia: Ly - janeiro/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário